terça-feira, 24 de março de 2015

O primeiro bolo de cenoura a gente nunca esquece!

Bolo de cenoura - minha primeira experiência na cozinha.


Bolo de cenoura? Sim, obrigada! Jamais recuso, rs. 
Quando criança, aproximadamente aos 09 anos de idade, decidi preparar um bolo de cenoura. Pedi a minha mãe que deixasse ao menos tentar, e para minha surpresa, ela disse sim. Peguei uma receita no caderno de uma vizinha, anotei, levei pra casa e reproduzi seguindo passo a passo da receita. Não é que ficou bom? Não sei se era "sorte de principiante" ou se já tinha como dizem por ai "mão boa para bolos", rs. Me apaixonei pela cozinha, adorava preparar bolos, confesso que doces sempre foram meu forte, rs.

Pois bem, os anos passaram e eu nunca mais precisei olhar a receita (adoraria que a minha memória continuasse assim, rs). Sigo com a mesma receita há 28 anos, só que um com detalhe: um dia comecei a preparar o bolo e vi que não tinha 03 cenouras pequenas e sim uma média, arrisquei e funcionou. O bolo ficou muito bom, continuou amarelo (vide foto) e a massa ficou mais leve.

Hoje o meu bolo de cenoura leva apenas uma cenoura média ou duas pequenas, na minha modesta opinião não tem necessidade de colocar mais, mesmo porque muitos bolos ficam com a massa bem pesada. 
Como disse acima, a receita não é invenção minha, bolo de cenoura é praticamente igual em quase todas as receitas, mas o fato de usar uma cenoura é o meu segredo de um bolo fofinho e amarelinho, não precisa mais que isso.

O bolo que escolhi neste final de semana para um café da tarde com a prima Loide foi o de cenoura com cobertura de Nutella. Você não perderá tempo algum nesta cobertura. Quer tentar?

Receita:
1 cenoura de média para grande ou 2 pequenas
3 ovos
1 pitada de sal
3/4 de xícara de óleo
1/4 de xícara de leite (opcional, eu gosto de colocar)
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açucar 
1 colher de fermento em pó

Preparo:
Bata no liquidificador, por aproximadamente 05 minutos: cenoura, ovos, leite, óleo e sal. 
Despeje o conteúdo em um refratário e acrescente o açucar, a farinha de trigo e misture bem, por fim acrescente o fermento. Despeje em uma forma untada (utilizo forma redonda, de preferência com aro no meio) e leve ao forno (180 graus) por aproximadamente 30 minutos.

Cobertura:
02 colheres de sopa de Nutella
(espalhe no bolo ainda quente, logo que sair do forno).

A cobertura de Nutella foi a eleita da vez, mas sempre mudo pra testar e até mesmo para aproveitar o que tiver em casa, sem ter que sair pra comprar alguma coisa de emergência: ou faço a calda de chocolate tradicional (aquele que fica durinha e açucarada depois de fria), um brigadeiro mole, chocolate em barra derretido, ganash (chocolate derretido e creme de leite); creme de leite com chocolate em pó, etc.

Rendimento: 12 porções 

Obs: Esta é a minha receita tradicional, mas como temos optado por comidinhas mais saudáveis e menos calóricas para o dia a dia, estou modificando quase todas as minhas receitas (contarei em outras oportunidades).



2 comentários:

  1. Já tive o privilégio de provar esse seu bolo. Delicioso!
    Parabéns pelo Blog, Grisi. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu querido amigo André. Preciso fazer mais vezes pra "nozes". Bjo enorme!

      Excluir