terça-feira, 31 de março de 2015

Bife ao molho Gorgonzola

Que tal um bife ao molho Gorgonzola?

Garanto que esta receita aqui qualquer pessoa reproduz e detalhe: arrasa! 

Esta receita é super prática e rápida e quem me ensinou foi uma grande amiga minha: Cristiane, que inclusive apresentou esta receita em um programa de culinária em Araraquara "Arroz, Feijão e Cia".

Na receitinha de hoje não passarei a quantidade de carne, a quantidade de bifes a comer fica a critério de cada um. O tipo de carne do seu bife, também deverá ser escolhido por você. Aqui a diferença é o molho.
A receita original da minha amiga é com Filet Mingon, mas eu já preparei com outras carnes e ficaram ótimas. 

Por isso deixo aqui algumas dicas de carnes que costumo utilizar:  (tudo vai depender do que estiver a mão na geladeira e com um preço melhor no supermercado, rs.) contra-filé, alcatra, filet mingon, maminha, etc. 
Ah, só um detalhe muito importante: a carne não leva tempero algum, só o molho.

Ingredientes para o molho:
1 pedaço de mais ou menos 350grs de queijo gorgonzola (ou roquefort) - em pedaços ou amassado com o garfo.
1 frasco de creme de leite fresco (em média 500ml).
1 Cebola picada 
1 colher de sopa rasa de amido de milho (dissolvido em um pouco de água)
2 dentes de alho picadinhos
Salsa e pimenta do reino à gosto
Uma pitada de noz moscada
Não uso sal nesta receita, mas se alguém achar que deve colocar - à gosto
 
Modo de preparo:
A carne é apenas frita em um pouco de manteiga e azeite, ou somente azeite. 
Eu procuro prepará-las em uma panela funda, porque aproveita a mesma panela para o molho.

Depois de fritar as carnes, coloque uma colher de sopa de azeite, a cebola e o alho. Refogue um pouco e acrescente o queijo gorgonzola e em seguida o creme de leite fresco. 
Deixe incorporar bem, acrescente o amido, a noz moscada e a pimenta do reino. Mexa bem, desligue o fogo e sirva com a carne.

Este molho rende bastante e em média utilizo para 01Kg de carne.
Pode ser congelado facilmente, portanto, o que sobrar guarde para a próxima rodada.

Para acompanhar:
Vai muito bem um arroz branco com batatas (sejam fritas, assadas, ao murro, sauté, etc).

Olha, se alguém me mostrasse esta receita há alguns anos atrás não comeria porque acho o Gorgonzola forte demais para o meu paladar, mas ele assim, neste molho e com a carne, fica espetacular, vai por mim, vocês vão amar este molho e ainda mais a praticidade.

Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário