quarta-feira, 22 de julho de 2015

Risoto de abóbora e camarão


Quem gosta de risoto nem sempre acha fácil fazer. Risoto é algo simples de fazer e você pode usar os ingredientes de sua preferência, claro, o que vai mudar tudo no seu risoto é o caldo. Um bom caldo é que fará o seu risoto ser um sucesso.
Vamos lá preparar um risotinho delicioso para dois?

Para o caldo:
Bom, como disse o segredo de um bom risoto é um bom caldo.
O caldo não precisa necessariamente ser feito na hora, ou seja, no momento de preparar o risoto. Ele pode ser aproveitado de algum outro preparo, basta guardá-lo em uma pet limpa por uns dias na geladeira ou então no congelador.

Normalmente uso a casca da cebola, do alho, de legumes, tudo que aproveito de cada legume vai para a panela e vira caldo. Coloco talos de salsinha e coentro, salsão, folha de louro e se limpo o camarão em casa, lavo a casca e a cabeça e estes também vão para a panela. Depois de uma bela fervida, o caldo é coado e fica na panela em fogo bem baixo para que seja adicionado aos poucos no risoto até o cozimento do arroz.

Você deve estar se perguntando, mas tem que colocar tudo isso no caldo? Não, não precisa. Você pode colocar o que tiver em mãos. Se você por exemplo vai fazer uma sopa de legumes, terá casca de cenoura, talos de vagem, casca de batata, mandioquinha, cebola, alho, enfim...
Neste caso, não jogue fora antes de fazer o caldo. Jogue tudo na panela, acrescente em média 1 1/2 litro de água, deixe ferver e esfriar. Coe e guarde-o em uma garrafa pet bem limpa. Decidiu fazer o risoto? Com o caldo pronto, em 20min você terá um risoto delicioso pronto.

Ingredientes para o risoto:
08 camarões grandes cortados em cubos ou inteiros (caso opte pelo camarão limpo e congelado - àqueles de supermercado - o pacote tem em média 400grs - utilize a metade).
1/4 de abóbora japonesa cozida e amassada com um garfo
01 xícara de arroz arbóreo
01 xícara de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga 
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola triturada
100gr de queijo parmesão 
3 dentes de alho triturados
caldo pronto - até o cozimento do arroz
Sal e tempero à gosto

Preparo:
Comece pelos camarões. Doure os dois dentes de alho com uma colher de sopa de azeite, acrescente os camarões, coloque uma pitada de sal e pimenta do reino e deixe-os no fogo somente até mudar de cor. O processo é bem rápido e não pode haver descuido para que os camarões não fiquem duros. Desligue o fogo e reserve.

Em seguida refogue um dente de alho com uma colher de sopa de azeite e uma colher de sopa de manteiga, quando o alho dourar um pouco, acrescente a cebola. *dica 1
Acrescente em seguida o arroz arbóreo, deixe fritar um pouco e quando o arroz começar a mudar de cor, acrescente o vinho branco, deixe secar (sempre mexendo) *dica 2.

Acrescente então a abóbora comece a acrescentar o caldo. Coloque uma concha por vez e mexa sempre para não grudar. 

Quando o arroz estiver quase cozido, comece a temperar. Coloque sal (só uma pitada mesmo), pimenta do reino, se quiser um pouco mais picante pode colocar um pedaço de pimenta dedo de moça sem sementes. Coloque salsa, um pouco de coentro (o coentro em sementes é muito bom), gengibre ralado, uma pitada de noz moscada, etc. Tempero é a gosto e cada um pode temperar como quiser. *dica 3

Por fim, adicione o queijo ralado, os camarões e a segunda colher de manteiga para dar brilho, mexa mais um pouco para que incorpore e pegue o sabor do risoto. Desligue o fogo e sirva-o imediatamente. O risoto não pode esperar, desligou o fogo, serviu. A consistência dele é cremosa e seca logo.

Rendimento: Serve bem 02 pessoas.


* DICA 1: Este processo faz com o que o alho realmente frite e solte o sabor dele, se a cebola é acrescentada antes, ela solta água e o alho não solta o mesmo sabor, isso faz toda diferença). 

* DICA 2: Até este ponto do arroz com o vinho, tem-se a base para fazer qualquer risoto. Geralmente alguns chefes deixam a base pronta na geladeira e terminam o preparo de acordo com o pedido do cliente.

*DICA 3: Os temperos devem ser utilizados com moderação, coloque bem pouco porque ao final do preparo você poderá acrescentar mais sal e pimenta, mas nunca tirar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário