quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bola de carne

Bola de carne


Eu não conhecia este prato, mas quando comecei a frequentar a casa da minha sogra - Clarice Agnoletto - provei esta delícia, me apaixonei. Eu repetia o tempo todo "como eu gosto disso, muito bom". 
Um dia tomei coragem e pedi a ela que me ensinasse a fazer. Não acreditei na simplicidade do prato - simples, prático e barato.

Hoje, além da receita, tenho fotos de meu aprendizado desta delícia, que tive o prazer de aprender a fazer com uma super cozinheira.

Ingredientes:
1/2 Kg de carne moída (de sua preferência - eu prefiro Patinho)
02 cebolas raladas ou bem picadinhas
03 dentes de alho (picados ou amassados)
03 colheres de farinha de trigo
sal à gosto
cheiro verde e pimenta do reino (à gosto)
05 ovos cozidos
01 ovo batido (será utilizado para empanar)
farinha de rosca
Óleo para fritar

Preparo:
Refogue a cebola e o alho em mais ou menos duas colheres de sopa de óleo de soja (o azeite pode ser uitlizado, mas em altas temperaturas ele perde o seu valor nutricional, ou seja, não deixará a comida mais saudável). Junte a carne moída e os temperos. Quando a carne começar a soltar água, acrescente a farinha de trigo e mexa bem até que a massa solte da panela. Reserva a massa em um prato para esfriar e para acelerar o processo, tente separá-la em 05 partes iguais.
Cada parte da massa, vai virar uma bola. Abra cada parte da massa com utilizando a palma das mãos para obter uma espécie de disco, coloque um ovo, feche-a enrolando bem e cobrindo todo o ovo. Repita este processo para cada uma das partes.
Logo em seguida, passe cada bola no ovo batido e em seguida na farinha de rosca.

Coloque aproximadamente 1/4 de xícara de óleo em uma frigideira, deixe esquentar bem o óleo e frite uma bola por vez, virando cada lado para que todas as partes fritem por igual.

Neste caso a dica que dou é utilizar duas colheres para girar a bola, porque a idéia aqui é o óleo selar somente a casca e não cobrir a bola toda, por isso, pouco óleo gente!

E para quem tem aquela super fritadeira que não leva óleo (air fryer), não precisa fritar, só passar o óleo em volta da bola e o resto a fritadeira faz sozinha.

A bola de carne fica linda quando partida ao meio. Boa sorte!

Rendimento: 10 unidades (já que as bolas são servidas partidas ao meio)















Nenhum comentário:

Postar um comentário